quinta-feira, 2 de junho de 2016

São Pedro da Aldeia - O Despertar da Palhaçaria!

Seguindo a trilha de levar cada vez mais a arte da palhaçaria teatral para a Região dos Lagos, o projeto OFICINA LIVRE DE PALHAÇARIA TEATRAL, da Cidade de Palhaços, segue agora para São Pedro da Aldeia, onde pretende, de um lado, consolidar a ação desta arte, por outro, estender uma prática que, em Cabo Frio, já se faz, cada vez mais, presente.

A palhaçaria, uma rica narrativa que engrandece nossa Região, agora, vamos 
invadir São Pedro da Aldeia.

Foi em 2013 que inauguramos nosso projeto junto ao OFICENA - Curso Livre de Teatro do Teatro Municipal de Cabo Frio, numa ação que envolveu uma complexa oficina de palhaçaria para pessoas muito jovens, alguns com menos de 18 anos de idade, outros mais velhos. Mas nem todos abraçaram essa forma de arte. A ideia era dar apenas noções gerais sobre tal prática artística e nossa primeira oficina contava, ainda, com uma descoberta pedagógica, para sabermos qual a melhor forma de construir conhecimento artístico e, ao mesmo tempo, desvendar os mistérios da arte do palhaço.
Tempos depois, os frutos apareceram, jovens que fizeram aquela primeira oficina, nunca a abandonaram, foram se apresentando aqui e ali, e ao mesmo tempo, estimulando em nós, a atitude de retomada desta prática, que, sabemos, é cheia de altos e baixos. Não dá pra dizer que "não tem palhaço na Região dos Lagos", esta tradição artística não se explica apenas por ter ou não ter o profissional, sabemos que a arte da palhaçaria é capilar e corre silenciosa, pelos meandros socioculturais de qualquer região do planeta.
Surgida na terceira oficina de palhaçaria, oferecida pela Cidade de Palhaços
Cenoura Fofógrafa é uma criação de Ana Paula Azevêdo. uma paixão que
despertou um coração de uma artista.
O palhaço é um ser construído em oficinas de aprendizado, mas também é um artista que acontece. É algo como um chamado, um acordar e uma descoberta, ou, simplesmente, a retomada de uma tradição. Lembro de ter tido uma conversa com Dio Jaime Vianna, hoje, um dos grandes profissionais da palhaçaria do Rio de Janeiro, onde ele afirma que seu avô era palhaço. Quando ele foi estudar tal arte, praticamente retomou uma tradição que já existira na família, o que nos leva a um grande impasse, como mapear uma arte que tem forte tradição popular e pouca historiografia? São fatos e situações que nos leva a mergulhar numa busca e pesquisa cada vez mais necessária para trazer uma realidade para a nossa época, para o mundo que habitamos, atualmente.
Em São Pedro da Aldeia, numa bucólica cidade da região dos lagos, vamos reinaugurar uma tradição que, talvez, já tenha existido por lá, como saber? Alguma narrativa sobre o assunto? Não sabemos, mas podemos descobrir a partir dessa nova relação da palhaçaria, dentro do contexto da própria cidade em si. Inúmeros jovens de São Pedro da Aldeia estudam e fazem teatro em Cabo Frio, mas agora, graças ao apoio da Associação de Artes Marciais Tao T'ien Ti da Região dos Lagos, que cedeu suas instalações para que pudéssemos trazer de volta para a cidade, uma possibilidade criativa, de mergulho e aprofundamento numa arte complexa e marcante que, certamente, vai mexer muito com o coração e a alma dos participantes.
Formados na segunda turma da oficina livre de palhaçaria da Cidade de
Palhaços, o TCC - Teatro Cabofriense de Comedia, hoje, faz sucesso nas
praças, teatros e escolas da Região, com sua hilariante trupe de palhaços.
Em nossas oficinas em Cabo Frio, pessoas ilustres da vida artística da cidade já passaram por nós, como o excelente músico, ator e palhaço Daniel Arm, que, hoje, com seu personagem Casquinha, já encantou centenas de pessoas em nossa região. Também tivemos a presença das amigas tão queridas Fátima Pessanha e Vânia Petra e, recentemente, o queridíssimo casal Diogo Rodrigues e Alexia Fernandes que, mergulharam fundo na arte da  palhaçaria, participando de cortejos e contribuindo fortemente para a difusão dessa forma de arte na cidade de São Pedro da Aldeia.
Agora, só nos resta, aguardar ansiosamente pelos dias 18 e 19 de Junho, para, juntos, vivermos mais um belíssimo sonho artístico, capitaneado pela nossa tão bela equipe, formada por eu, Jiddu Saldanha, Nathally Amariá e Kéren-Hapuk. Com um belo reforço de produção local, capitaneado por Diogo Rodrigues, estamos nos preparando para proporcionar um bonito mergulho na arte palhaçaria, sem dúvida, mais um capitulo na história artística de nossa região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário