segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quando o Vizinho é um Trapezista

No final do novo espetáculo da lona "Meu Vizinho Trapezista", vi uma das mais belas imagens das artes cênicas de Cabo Frio. Rostos em formação e brilho no olhar, observando o palhaço-mímico Prezepino fazer sua mímica de finalização do espetáculo. Estava consolidada, definitivamente, o início de vida circense de Cabo Frio.

O Cabaré da trupe "Meu Vizinho Trazpezista" deu um show de presença no picadeiro, resultado de muita transpiração e
ensaios incessantes, a resposta veio com a alegria da platéia presente. Foto: Thiago Andrade.
O início da história contemporânea do circo em Cabo Frio, começou em 2013, nas oficinas de aéreos da Maria Paula, tão logo as a aulas começaram, uma trupe foi surgindo, com os alunos dedicados que aos poucos foram, também, consolidando seus espetáculos e suas ações artísticas em favor da construção de uma linguagem circense, praticamente, só de números aéreos. Lembro que nesse período, dei minha primeira oficina de palhaçaria para os alunos do OFICENA, interessados na arte circense. Dessa forma, o que parecia ser o reinício da arte do circo em Cabo Frio foi se consolidar 4 anos depois, quando, finalmente, a lona "Meu Vizinho Trazpezista" abriu o picadeiro.
A soma dos esforços e a resultante artística fizeram
a diferença no primeiro cabaré noturno da lona
"Meu Vizinho Trazpezista" - FOTO: Thiago Andrade.
As primeiras 05 apresentações diretamente na lona, foram todas para crianças e em horário diurno, sempre com casa lotada, atraindo famílias cabofrienses e turistas. Podemos dizer que a lona estava ainda vivendo sua fase larvária, se descobrindo, aprendendo a lidar com o público e inventando sua própria maneira de contribuir para a tradição das artes cênicas locais. Logo depois, a Lona dominou os aspectos de construção do espetáculo e virou um point de trabalho para quem faz esse tipo de arte. 
Quem frequentou a Lona nos últimos meses, viu diversas trupes locais se apresentar nesse novo espaço cultural independente da cidade. 
No dia 25 de novembro, a lona alcançou, definitivamente, sua maior idade, lançando um Cabaré para adultos, abrindo caminho na tradição do circo teatro, com um belíssimo espetáculo recheado de números aéreos e com a presença de um público composto por famílias,  artistas e intelectuais da cidade. Foi uma noite memorável, inesquecível e a estréia de uma trupe completamente unida e pulsante, cheia de energia e fé na arte do picadeiro. O resultado foi o que se esperava e já com histórias novas pra contar, como um belíssimo número chamado "Solo", na verdade um Duo, feito por um casal de artistas, que emocionou a platéia, tal a energia de amor que emanava. O público, arrebatado, aplaudiu em pé.
Com toda a renda da noite doada, pelos artistas, para o espaço, a Lona procura agora, incentivo para completar sua construção em alguns detalhes necessários para que o público vá, cada vez mais, encontrando um lugar aconchegante para, finalmente, respirar a arte do circo em Cabo Frio. Agora, é aguardar as novidades, pois, temos certeza que o que começou em 2013, nunca mais vai parar. Acreditamos que a cidade dará seu devido valor.

Jiddu Saldanha - (Blogueiro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário